SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
 
 
 
 
       
 
 
 
 
 
 
 
WhatsApp
   
 
 
         
 
HOME
 
SIEMACO
 
CONTRIBUIÇÕES
 
FIQUE POR DENTRO
 
ATENDIMENTO
 
LOCALIZAÇÃO
 
 
 
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
Notícias
Balcão de Emprego
Disque Denúncia
0800 77 35 900
 
NOTÍCIAS
 
Notícia - Gari constrói a própria cidade com isopor, tinta e materiais encontrados abandonados em ruas de Goiânia 19/10/2022

Gari constrói a própria cidade com isopor, tinta e materiais encontrados abandonados em ruas de Goiânia

Jardel Ulisses Santos fez maquete com viadutos, monumentos, pontes, estação de metrô, shoppings e arranha-céus. Desde criança, ele sonha em ser arquiteto.

Um gari encontrou nas horas vagas uma forma de tentar vivenciar um antigo sonho de infância: ser arquiteto. Com alguns materiais encontrados na rua, tinta e isopor, Jardel Ulisses Santos, morador de Goiânia, construiu a própria cidade, mas em forma de maquete. Ele conta que a "cidade de isopor" virou atração entre os amigos.

“Muita gente vem aqui, as crianças, mesmo, gostam muito. Nossa, elas ficam fascinadas, falam "nossa que tamanho de cidade”, disse.

Jardel gastou cerca de quatro meses para construir cidade, que ele deu nome de "Santa Cecília", Padroeira dos Músicos. Ele foi cuidadoso e detalhista e fez viadutos, monumentos, pontes, estação de metrô, shoppings e arranha-céus.

“Eu sou católico e Santa Cecília é a minha devota e eu dei o nome dela, Santa Cecília”, disse.

Ele conta que, quando começa a trabalhar na maquete, nem vê o tempo passar. O dinheirinho que sobra no mês, ele investe em matérias que distraem a mente e ocupam as mãos cautelosas com o movimento do pincel.

Tudo é feito basicamente com tinta e isopor. A maquete mede cerca de três metros e tem 1,5 metros de largura. O aspirante a arquiteto aproveita da profissão de gari para levar para dentro do seu ateliê o que encontra na rua e que pode servir para moldar sua arte.

Ele é gari, mas conta que, quando criança, sonhava em ser arquiteto. Antes da cidade Santa Cecília, ele fez o Paço Municipal. Ele conta que quanto termina o trabalho, deixa exposto em casa para os amigos contemplarem e, depois, começa outros trabalhos.

O próximo desafio de Jardel é fazer o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Ele acredita que será difícil, porque o projeto tem muitos detalhes, mas ele não vai desistir de tentar.

“Eu vou tentar, tem que tentar, é um pouco difícil, demorado, mas quem sabe”, disse.

 
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
           
 
 
Siemaco
Contribuições
Fique por dentro
Nossos horários
Atendimento Geral
seg à sex das 8h às 12h e das 13h às 17h30
Atendimento Jurídico
Quartas das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
Disque Denúncia
0800 000 4074
     
   
   
       
   
SOROCABA
Rua Santa Clara, 317
(15) 3211-2022
 
WHATSAPP
(15) 99161-2426
 
 
           
 
SIEMACO 2019 © Todos os direitos reservados
 
Visitas: 2936