Notícia - Garis encontram lixo hospitalar misturado a resíduos comuns em hospital de Picos14/11/2023
Garis encontram lixo hospitalar misturado a resíduos comuns em hospital de Picos
Neste domingo (12) servidores que atuam na limpeza pública encontraram lixo hospitalar misturado ao lixo comum no Hospital Regional Justino Luz. O material de resíduos sólidos seria recolhido, mas em razão do descarte irregular, a coleta não pode ser realizada.
Esta não é a primeira vez que a situação acontece. No final de julho do corrente ano, material hospitalar também foi encontrado no lixo comum. Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma vistoria onde foi flagrado o acondicionamento irregular dos resíduos sólidos.
Imagens que circulam nas redes sociais feitas pelos garis mostram materiais com sangue. Em razão do achado, os garis não realizaram a coleta que segue suspensa até esta segunda-feira (13).
O Cidadeverde.com/picos apurou que a Vigilância Sanitária esteve no hospital na manhã de hoje para fiscalizar o acondicionamento do lixo hospitalar e comum.
O secretário de Serviços Públicos de Picos, Elesbão Monteiro, explicou que a coleta está suspensa, mas em razão da grande quantidade de lixo acumulado, nesta terça-feira (14) o serviço deverá ser retomado. "Está suspensa a coleta, mas vamos fazer amanhã porque tem muito lixo acumulado", disse o secretário.
Perigo
O lixo hospitalar misturado ao lixo comum oferece grande riscos aos garis no momento da coleta que podem se machucar e ter contato direto com material infectado. Além disso, o mau acondicionamento também oferece riscos ao meio ambiente que pode resultar na contaminação do solo.
O Hospital Regional foi procurado através do supervisor de resíduos sólidos para explicar mais detalhes sobre o ocorrido. Mas até o momento não obtivemos resultado.
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas
Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação