Notícia - Garis de Itajaí ganham café de Natal dos moradores em tradição de quase uma década11/12/2023
Garis de Itajaí ganham café de Natal dos moradores em tradição de quase uma década
Ação se repete ano após ano para valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na limpeza da cidade.
Nem mesmo a chuva atrapalhou a tradição de Natal dos moradores do bairro Cabeçudas, em Itajaí, nesta segunda - feira (11) cinzenta e com ares de fim de ano. Há quase uma década, eles se reúnem na orla da praia para proporcionar um momento de confraternização aos garis que trabalham incansavelmente na limpeza da cidade.
Com brindes, café da manhã e muita conversa para colocar em dia, o encontro surge para retribuir e valorizar o esforço dos profissionais enquanto todos se deixam contagiar pelo espírito de solidariedade dessa época do ano.
As risadas e demonstrações de afeto entre garis e os organizadores do evento não escondem a relação de cumplicidade que existe desde 2015. Naquela época, um morador apareceu com a ideia durante a Páscoa e, o que era para ser apenas um cafézinho com panetone, tomou proporções que nem eles imaginavam alcançar tão rápido.
— No início, nossa intenção era sentar para bater um papo em um dia de trabalho deles. Então o principal é isso: estarmos com eles e eles saberem que são importantes para nós. Afinal, eles fazem um trabalho fundamental, que é manter nossa cidade limpa — explica a diretora da associação de moradores do bairro, Adriane Regina Moraes Lenert.
Depois da Páscoa, o evento se repetiu no Natal e, há nove anos, alegra os profissionais que atuam, principalmente, na Praia de Cabeçudas. Seu José Carlos Miguel, por exemplo, trabalha na região há 30 anos como gari. Para ele, o encontro é parada obrigatória, faça chuva ou faça sol.
— Hoje começamos bem a segunda - feira, com um “cafezão” desses. É um sentimento muito bom. Já virou uma família.
A confraternização costuma ser organizada na orla, mas como o tempo não colaborou nesta segunda-feira (11), os moradores conseguiram improvisar o evento em um restaurante que fica à beira-mar.
Mais tarde, carteiros e guarda-vidas do bairro também apareceram para aproveitar os comes e bebes oferecidos aos trabalhadores da região. Cada um ainda recebeu uma cesta de Natal e pôde participar de um sorteio com brindes, que garantiu até um passeio de canoa ao ganhador, além de outros prêmios.
— Nossa intenção é fazer, neste próximo ano que vem, uma campanha de sensibilização para outros bairros e outras associações de moradores de Itajaí, para que também façam isso, nem que seja uma vez ao ano — conta Adriane.
Seja no Natal ou na Páscoa, o evento já virou uma tradição em Cabeçudas e inspira amor a qualquer um que se depare com a cena repleta de companheirismo e respeito.
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas
Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação