Notícia - Garis são homenageados no Parlamento capixaba20/05/2024
Garis são homenageados no Parlamento capixaba
Sessão solene na Assembleia Legislativa destacou a importância dos trabalhadores da limpeza urbana
Profissionais essenciais para a limpeza das cidades, saúde humana e conservação do meio ambiente, os garis, as “margaridas” – termo usado para as mulheres que atuam na limpeza urbana – e os coletores de lixo foram homenageados na Assembleia Legislativa (Ales). Uma sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (17) marcou o Dia Nacional do Gari, celebrado na última quinta-feira (16).
Fotos da solene
A homenagem foi uma iniciativa do deputado João Coser (PT), que frisou a importância desses trabalhadores: “Tenho muito respeito por essa categoria, por tudo o que vocês fazem pelas nossas cidades. Essa sessão solene é uma forma de expressar nosso reconhecimento e admiração pelo trabalho que vocês prestam, pelo respeito que vocês têm com o meio ambiente”, disse.
Coser citou algumas conquistas trabalhistas dos profissionais, como o adicional de insalubridade de 40%, a redução da jornada de 8 para 6 horas diárias e o pagamento do café da manhã por dia trabalhado. O parlamentar firmou compromisso com o grupo de lutar pela participação dos trabalhadores nos lucros das empresas para as quais prestam serviço, com o pagamento de, no mínimo, mais um salário ao ano (14º salário).
A presidente do Sindilimpe-ES, sindicato que representa a categoria, Evani dos Santos Reis, destacou outra demanda, que é a equiparação salarial dos profissionais do interior do estado com os que atuam na Grande Vitória.
Já a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-ES), Clemilde Cortes Pereira, defendeu a redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas para toda a categoria no país o estabelecimento de um piso nacional.
Dia a dia do trabalhador
Quem falou em nome dos homenageados foi o gari Augustinho Guedes Damacena, que abordou sobre o relacionamento dos profissionais com a comunidade como um todo.
“Fico muito grato pela profissão que nós estamos exercendo na cidade de limpeza pública. Mas nós não trabalhamos só com limpeza pública, trabalhamos até dando conselhos às pessoas na rua. Trabalhamos nas calçadas e os moradores vêm falar conosco. Pessoas que estão passando dificuldades na família, na saúde, e as pessoas vêm até a gente e nós damos conselhos”, contou o trabalhador.
Também compuseram a mesa de trabalhos e discursaram a vereadora Karla Coser (PT), de Vitória; e o diretor-executivo da Secretaria de Saúde do Sindilimpe-ES, Júlio Maria de Moura; e a secretária de Finanças do sindicato, Maísa de Oliveira do Nascimento.
O Sindilimpe-ES é o sindicato das trabalhadoras e trabalhadores em empresas prestadoras de serviços de asseio, conservação, limpeza pública urbana e privada, conservação de áreas verdes, aterros sanitários e transbordo e de prestação de serviços em portarias e recepções no estado do Espírito Santo. Aproximadamente 4 mil trabalhadores atuam na área da limpeza urbana no estado, segundo dados do sindicato.
Garis e “margaridas”
O termo “gari” é em homenagem ao empresário francês radicado no Brasil Pedro Aleixo Gary, primeiro cidadão a assinar um contrato de limpeza pública com o Império, em 1876, responsável pela remoção do lixo no Rio de Janeiro. Já o termo “margarida” é uma forma carinhosa de nomear as mulheres da limpeza urbana.
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas
Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação